top of page

Drones na construção civil: veja diferentes formas de uso




A inovação tecnológica tem permitido uma renovação de equipamentos e de procedimentos na construção civil. Um dos equipamentos mais promissores nos últimos anos nesse sentido são os drones. Dessa forma, qual a importância e usos dos drones na construção civil?

Com o intuito de falar sobre a utilização dos drones na construção civil, fizemos este artigo. Abordaremos sobre como o uso dos drones pode revolucionar a construção civil apontando seus usos. Ao final, destacaremos a restrição de uso desses equipamentos e vantagens e desvantagens.


Continue lendo e confira!


Drones e o uso na construção civil

O drone é um dos equipamentos tecnológicos mais inovadores e que mais tem atraído atenção do mercado nos últimos tempos. Eles são equipados para resistir em ambientes hostis, realizando trabalho pesados. Além disso, esses equipamentos podem apresentar diversas utilidades.

Mas afinal, o que são drones? A maneira mais simples de fazer essa associação é lembrar dos brinquedos de controle remoto. Ou seja, o conceito é bastante simples: com um controle via rádio, é possível manobrar um drone sem tocar nele.

De maneira geral, estes equipamentos são concebidos para realizar atividades arriscadas ao ser humano, atividades que ninguém deseja realizar, ou mesmo serviços que são muito difíceis de serem feitos por outros meios.

Esses aspectos contribuem para compreender como os drones se tornam cada dia mais populares no mercado. O uso de drones na construção civil, por exemplo, se faz cada dia mais presente.

Principais formas de uso dos drones na construção civil

Agora falaremos sobre os principais usos de drone para a construção civil. São eles:

  • Mapeamento com drone;

  • Acompanhamento de trabalho;

  • Captação de imagens e dados;

  • Simulação e lançamentos;

  • Inspeção completa de obras;

  • Geração de material publicitário;

  • Monitoramento de equipes.


1. Mapeamento com drone

Essa etapa envolve análises longas e uso de equipamentos caros. Em diversas situações, são utilizadas medidas estimadas com base em cartografia feita com uso de aviões, ou mesmo a partir de medidas obtidas por quarteirões com a finalidade de acelerar o estudo inicial de empreendimentos.

Com o uso de drones para levantamento aéreo, é possível obter dados mais precisos de terrenos, gerando um mapeamento mais correto da área. Isso ocorre pois o drone consegue visualizar de maneira ampla e com precisão todo o terreno, sem lidar com barreiras verticais.

Vale destacar que o drone não substitui técnicas consagradas de mapeamento, assim como processos manuais, mas tem muita utilizada para aumentar a agilidade e precisão dessa etapa.


2. Acompanhamento de trabalho

Acompanhar diferentes etapas entre o início e o término de uma obra faz parte da rotina dos colaboradores da construção civil, especialmente engenheiros, arquitetos e técnicos em edificações. Quanto mais detalhes forem obtidos em cada etapa, maiores as chances os profissionais têm de encontrar problemas e propor soluções.

Nessas situações, o drone é importante pois permite uma visualização ampla da equipe de trabalho por meio de vários ângulos. Como a conexão é remota, o equipamento envia dados em tempo real para um dispositivo em solo (celular, computador ou tablet). Assim, os responsáveis conseguem fiscalizar e analisar as imagens obtidas.


3. Captação de imagens e dados

Além de permitir a visualização geral de um terreno, construção pronta, canteiro de obra, entre outros, o drone pode fornecer dados que não são captados a olho nu. Para isso, basta equipar o drone com sensores especiais, e realizar diversas atividades, como a inspeção por termografia.

Ou seja, o drone contribui para identificar as regiões mais quentes de um empreendimento, permitindo que o projeto utilize essa informação para construir edificações mais agradáveis do ponto de vista do conforto térmico.

Outro ponto relacionado a esse exemplo pode ser encontrar soluções para prevenir a ocorrência de incêndios.


4. Simulação e lançamentos

O uso do drone pode ser aplicado também para otimizar a experiência de clientes que investem em empreendimentos imobiliários. O equipamento contribui para isso fornecendo imagens que mostram os passos tomados no planejamento e execução do empreendimento.

Com as imagens e vídeos obtidos, os profissionais conseguem criar maquetes eletrônicas 3D e simulações bem realísticas sobre o empreendimento.


5. Inspeção completa de obras

O drone também pode ser utilizado para conferir as condições dos elementos construtivos. Essa etapa, no método tradicional, costuma ser bastante longa e trabalhosa, pois exige o uso de guindaste e muitos aparatos de segurança. E, por ser um serviço essencial para prevenir problemas, é uma etapa que não pode ser deixada de lado.

Nessas situações, os drones tornam todo o processo mais ágil e seguro. Com a implementação de ferramentas e acessórios de apoio, podem identificar problemas elétricos, infiltrações e problemas estruturais com antecedência.

A principal vantagem do drone nesse contexto se dá por este equipamento conseguir acessar locais de difícil acesso com maior facilidade.


6. Geração de material publicitário

Que o drone é capaz de captar imagens você já sabe. Mas afinal, como usar as imagens capturadas por drones na construção civil? Essas imagens podem ser utilizadas para a produção de material publicitário para a venda de empreendimentos.

O equipamento fornece fotos e vídeos que substituem o uso de qualquer câmera profissional e consegue ângulos, fornecendo montagem de materiais gráficos bastante detalhados.

Dessa forma, é fácil encantar o público com o uso de imagens obtidas com os drones.


7. Monitoramento de equipes

Cuidar da segurança e saúde ocupacional no ambiente de trabalho é essencial para evitar acidentes. Todavia, nem sempre é possível garantir que os trabalhadores farão uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, ou que determinada estrutura será executada de maneira adequada. Para evitar riscos, as construtoras costumam contratar supervisores.

A vantagem do drone nesse sentido está na possibilidade de monitorar equipes sem que isso acarrete um alto custo operacional. É possível combinar dois ou mais equipamentos para averiguar se os trabalhadores estão cumprindo o cronograma, além de verificar as condições do canteiro de obra.


Restrição de uso dos drones na construção civil

Assim como qualquer equipamento, há restrição de uso para os drones.

Para os drones, podemos citar que o uso dos drones é exclusivo para maiores de idade, o equipamento não pode ser mantido a uma distância menor que 30 metros horizontais de pessoas envolvidas na operação e alguns modelos devem ser cadastrados no Sistema de Aeronaves não tripuladas, o que configura aumento de burocracia do serviço.

Por fim, você pode estar se perguntando qual o melhor drone para engenharia civil? Não existe resposta exata, pois existem muitas opções no mercado com preços e aplicações diferentes. Dessa maneira, antes de decidir qual drone comprar, é necessário avaliar os usos e preços de cada um deles em relação ao serviço que será executado.

Sendo assim, os drones na construção civil já deixaram de ser uma promessa para se tornar uma realidade. Existem uma grande variedade de aplicações que vão desde o mapeamento, fase anterior à obra, até a etapa de vendas (publicidade).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page